Uploaded with ImageShack.us

On Line

sábado, 14 de fevereiro de 2009

100 dicas do Windows XP

01 - Mesmo sendo bem mais fácil de actualizar para o Windows XP, do que criar um sistema de inicialização dupla, a actual falta de drivers faz disso uma má escolha. Criar um sistema de inicialização dupla significa que você ainda possuirá acesso à Internet, mesmo se o Windows XP não reconheça seu modem, por exemplo.
02 - O XP criará sua própria partição se você puder lhe fornecer espaço, portanto utilize um programa como o FIPS para liberar espaço após a desfragmentação de seu drive. Você deve utilizar a opção de Instalação avançada na hora de instalar o XP.
03 - A primeira parte do processo de instalação lhe perguntará qual configuração deseja utilizar para o processo real de instalação - elas não afectam como o Windows XP funcionará depois de instalado.
04 - Na hora de escolher o sistema de arquivo à utilizar, você deveria idealmente escolher o NTFS pois ele é mais fiável, mas se criou um sistema de inicialização dupla, o FAT32 oferece mais visibilidade.
05 - O registro e a Activação do Windows são duas coisas completamente diferentes - você não precisa registrar o Windows para mantê-lo funcionando, mas terá que activá-lo antes que termine o prazo para tal.
06 - Quando lhe for oferecida a sorte de criar um disco de backup, crie - esses discos são salva vidas no caso do XP, especialmente em um sistema de inicialização dupla.
07 - Você não precisa activar o Windows XP na hora que ele lhe pede pela activação - você pode esperar até que tenha resolvido todos os seus problemas de hardware primeiro.
08 - Durante a instalação lhe será perguntado como deseja configurar os protocolos de rede para o Windows XP. A não ser que tenha experiência nesses processos de configuração, é melhor escolher as configurações padrões - você pode alterá-las posteriormente se necessário.
09 - No final da instalação, o Windows XP pedirá para definir uma senha de administrador. Você não precisa colocar uma, mas se o fizer, não esqueça essa senha, ou sua instalação será inacessível.
10 - A última opção que tem antes de terminar a instalação é se deseja criar múltiplas contas de usuários - você pode criá-las depois, mas é muito mais fácil já criá-las agora.
11 - Se criou um sistema de inicialização dupla, você deveria efectuar um backup dos arquivos boot.ini, Ntldr e Ntdetect.com da raiz de seu drive C.
12 - O Windows XP vem com uma grande quantidade de imagens para fazer a área de trabalho ficar mais bonita. Para mudar o papel de parede, dê um clique com o botão direito na área de trabalho, seleccione Propriedades, clique na janela Área de trabalho e seleccione uma nova aparência da lista.
13 - O recurso Discagem automática do Windows XP está ligado no modo padrão. Para desligá-lo, clique em Iniciar e seleccione Painel de controle, Performance e manutenção, Ferramentas administrativas, Serviços, Gerenciador de acesso remoto automático, clique sobre Parar para desactivar o serviço, e então configure o Tipo de Inicialização para Desactivado.
14 - Crie seu próprio protector de tela no Windows XP. Dê um clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, seleccione Propriedades, Protector de tela e então escolha Slide com minhas Imagens na caixa de opções. Clique no botão Configuração para as opções de controle.
15 - O modo de hibernação é um excelente sistema de acesso rápido no Windows XP, mas ele pode não estar habilitado no modo padrão. Para verificar, seleccione Iniciar, Painel de controle, Performance a manutenção, Opções de força, Hibernação e confirme que a caixa Permitir hibernação está marcada.
16 - No modo padrão, a barra de tarefas é travada na parte inferior da tela. Para movê-la ao redor, dê um clique com o botão direito do mouse em uma área não utilizada da barra e desmarque a marcação no menu nomeado Travar a barra de tarefas.
17 - Tem um problema? Execute a Ajuda, seleccione a entrada Utilizar Ferramentas para visualizar a informação de seu computador e diagnósticos de problemas, sob Escolha uma tarefa, e você terá acesso à todas as grandes soluções para os softwares do XP.
18 - O Windows XP automaticamente agrupa entradas similares na barra de tarefas para ajudar na organização. Para activar ou desactivar esse recurso, dê um clique com o botão direito na barra de tarefas, seleccione Propriedades e então marque ou desmarque Agrupar botões similares na barra de tarefas.
19 - O WinXP permite que você renomeie vários arquivos ao mesmo tempo. Apenas seleccione os arquivos e dê um clique com o botão direito para escolher Renomear.
20 - Você pode reactivar o Windows através da Internet, se formatou seu HD e reinstalou do princípio, contanto que não tenha alterado seu hardware também.
21 - No modo padrão todos os ícones que aparecem na área de trabalho são automaticamente organizados e alinhados em uma grade invisível. Para ter mais controle sobre o posicionamento dos atalhos, dê um clique com o botão direito na área de trabalho, seleccione o submenu Organizar Ícones por e então desmarque as configurações Auto organizar e Alinhar à grade.
22 - O Windows XP vem com dois temas. O primeiro é aquele que vê como padrão, e o outro é o Windows Clássico. Para mudar entre eles, dê um clique com o botão direito na área de trabalho, seleccione Propriedades e seleccione a alternativa da lista.
23 - Quando começa a utilizar o Windows XP você provavelmente fica imaginando para onde foram os ícones para Meu computador, Meus documentos, Meu ambiente de rede e Internet Explorer. Para obtê-los de volta, dê um clique com o botão direito na área de trabalho, seleccione Propriedades, Área de trabalho, clique no botão Personalizar área de trabalho, e marque todos os ícones que deseja de volta.
24 - Pressione as teclas Win + E para obter acesso instantâneo ao Meu computador.
25 - Um dos novos recursos do Windows XP é a habilidade de limpar a "área de anotações" (o quadro do sistema). Você pode definir quais ícones estão ocultos em uma base por programa ao dar um clique duplo no ícone Barra de tarefas e menu Iniciar do Painel de controle e clicar em Personalizar botões no canto inferior direito.
26 - O Windows XP utiliza um sistema simplificado de compartilhamento de arquivos. Para melhorá-lo, abra o Windows Explorer, seleccione Ferramentas, Opções de pasta, exibir e então desça até o fundo da lista de Configurações avançadas. Desmarque a opção Utilizar sistema simples de compartilhamento.
27 - O Gestionário de dispositivos possui um novo botão, o Scan para mudanças no hardware, que facilita muito na hora de adicionar novo hardware. É o último botão na barra de ferramentas. 28 - O Windows XP possui monitoramento de performance, que avalia a utilização do processador, disco e memória. Está no Painel de controle, sob Ferramentas administrativas.
29 - Você pode configurar sua máquina para sincronizar com o tempo de servidor de Internet (considerando que você não esteja conectado ao domínio de rede). Dê um clique duplo no ícone Propriedades de data e hora no Painel de controle, seleccione a janela Hora de Internet e escolha um servidor.
30 - O Painel de controle possui uma fachada amigável, com todas as ferramentas em secções e categorias separadas. A desvantagem é que demora mais para aceder alguns itens, então retorne ao antigo sistema seleccionando a opção Mudar para a visualização clássica.
31 - O ClearType é uma nova tecnologia de melhoramento de fontes que melhora a aparência das fontes. Dê um clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, seleccione Aparência, Efeitos e coloque ClearType como o sistema de fontes.
32 - O utilitário de restauração do sistema pode poupá-lo de muitas dores de cabeças, mas para obter o máximo efeito você precisa efectuar backups regularmente. Para isso, clique em Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Ferramentas do sistema, Restauração do sistema. Escolha Criar um ponto de restauração, clique Próximo, nomeie-o e clique Criar. 33 - Pressione as teclas Win + U para abrir o Gestionário de utilitários - um atalho para controlar o amplificador, narrador e teclado na tela.
34 - Pressione as teclas Alt + Shift (do lado esquerdo) + NumLock para mudar as teclas do mouse de activadas/desactivadas. Isso lhe dá uma forma alternativa de controlar o movimento do mouse utilizando as teclas do teclado numérico.
35 - As teclas Alt + Esc alternam entre os itens activos na ordem em que foram abertos - em algumas ocasiões você pode preferir utilizar este atalho em vez do Alt + Tab.
36 - Se estiver em uma página com várias janelas, pressione as teclas Ctrl + Tab para alternar para frente entre as janelas e segure Shift com a mesma combinação para retornar na lista.
37 - Pressione a tecla Shift cinco vezes para activar ou desactivar o StickyKeys.
38 - Segure a tecla NumLock por cinco segundos para mudar o Togglekeys (fará um som quando pressionar as teclas CapsLock, ScrollLock ou NumLock, activando ou desactivando-as.
39 - Você pode comprimir e encriptar pastas para economizar espaço e proteger arquivos pessoais. Dê um clique com o botão direito sobre a pasta, seleccione Propriedades, clique no botão Avançado e então marque a caixa apropriada.
40 - Um dos recursos mais interessantes do Windows XP é o firewall embutido. Crie sua própria conte de dial up normalmente, então dê um clique com o botão direito sobre a conexão, seleccione Propriedades, Avançado e marque a caixa Firewall de conexão a Internet (configure-a no botão Configurações).
41 - Ao contrário das versões anteriores, o ícone de volume não está habilitado no modo padrão. Para tê-lo de volta seleccione Dispositivos de som e áudio do Painel de controle e habilite Colocar o ícone de volume na barra de tarefas.
42 - As teclas Win + Pause/Break ainda oferecem o acesso mais rápido para a tela de Propriedades do sistema.
43 - O Gerenciador de dispositivos agora possui sua própria tela de tamanho ajustável, o que facilita bastante o manuseio de hardwares. Seleccione a janela Hardware das Propriedades do sistema.
44 - No modo padrão o Gerenciador de dispositivos esconde alguns dos dispositivos mais esotéricos. Para revelar a lista completa de hardware, seleccione Exibir e clique na opção Mostrar dispositivos ocultos.
45 - Se estiver tendo problemas para desligar sua máquina, confira que o ACPI está ativado no Windows. Vá para o Gerenciador de dispositivos, abra a gama Computador e verifique se a ACPI não está desactivada.
46 - Se a sua máquina só suporta o antigo sistema APM, você encontrará as opções relacionadas ao gerenciamento de força clicando em Painel de controle, Opções de Força e então a janela APM. 47 - As configurações de memória virtual agora podem ser encontradas ao trazer a janela de Propriedades do sistema e seleccionando Avançado, Configurações de performance, Avançado, Memória virtual.
48 - Para criar um disco de inicialização em modo DOS no XP, simplesmente coloque um disco em seu drive de disquete, abra Meu computador, dê um clique com o botão direito no drive Disquete de 3 ½, e seleccione Formatar e então marque a opção Criar disco de inicialização MS-DOS antes de clicar em Iniciar.
49 - O Windows XP vem com a área de acesso rápido da barra de tarefas desactivada, mas é fácil activá-la novamente. Simplesmente dê um clique com o botão direito na Barra de tarefas, seleccione Barra de Ferramentas e clique na entrada Acesso rápido.
50 - A Barra de ferramentas de endereços pode ser utilizada para mais do que simplesmente oferecer um rápido acesso à sites. Você pode utilizá-la como a caixa de Executar - basta entrar com o nome do programa em questão.
51 - A maleta foi escondida no XP. Para tê-la de volta, dê um clique com o botão direito na área de trabalho e seleccione Novo, Maleta.
52 - O utilitário de Informações do sistema pode ser encontrado no menu iniciar sob Ferramentas do sistema - é uma boa maneira para solucionar conflitos de hardware.
53 - O Windows XP lhe dá três maneiras de efectuar backup em sua máquina - tanto utilizando a Restauração do sistema, Backup normal ou Sistema de recuperação automatizado, o ultimo é uma configuração de disquete e mídia que pode fazer um sistema morto funcionar novamente. 54 - A melhor maneira de solucionar problemas de inicialização ainda é o Utilitário de configuração do sistema (digite msconfig na caixa de Executar), mas agora existe uma nova janela Serviços, portanto, verifique-a por problemas também.
55 - Pressione as teclas Ctrl + Alt + Delete para trazer o Gerenciador de tarefas do Windows - uma versão bem mais poderosa da caixa de Fechar programas.
56 - O Windows ME fez de mover a pasta Meus documentos uma questão de apenas alguns cliques. Essa funcionalidade passou para o XP, também. Abra o Windows Explorer, dê um clique sobre Meus documentos, seleccione Propriedades, clique Mover e digite a localidade.
57 - Uma das mais poderosas ferramentas no Windows XP é o Editor de policiamento de grupo. Para iniciar essa excelente ferramenta, digite gpedit.msc na caixa de Executar e pressione a tecla Enter.
58 - Se estiver irritado com os ícones das pastas compartilhadas sobre Meu computador, você ficará contente em saber que pode se livrar deles. Execute o Regedit e vá até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE \SOFTWAREMICROSOFT\Windows \CurrentVersion\Explorer\My computer \Namespace\DelegateFolders. Verá que ela contém uma chave nomeada {59031a47-3f72-44a7-89c5-5595fe6b30ee}. Remova-a e reinicie.
59 - O tema padrão para o Windows XP contém três esquemas de cores. Para tentar uma das outras cores, dê um clique com o botão direito na área de trabalho, seleccione Propriedades, clique na janela Aparência e seleccione uma sob Esquema de cor.
60 - Você pode clicar e arrastar os programas mais utilizados que aparecem no painel à esquerda no menu Iniciar - inclusive fixá-los no topo dessa lista arrastando-os sobre a pequena barra. Desse modo você pode adicionar seus próprios programas de Internet e e-mail à lista.
61 - Outra forma de definir seus próprios programas de Internet e e-mail dando um clique com o botão direito no menu Iniciar, seleccione Personalizar e então utilize a opção na parte de cima da tela.
62 - Se perceber que não consegue clicar e arrastar os ícones pelo menu Iniciar, seleccione Propriedades, Personalizar, Avançado e então confira se a opção Permitir clicar e arrastar está marcada.
63 - Você pode aumentar o tamanho da lista dos mais utilizados. Dando um clique com o botão direito sobre o menu Iniciar, seleccionar Propriedades, Personalizar e então aumente a configuração para Número de programas no Menu iniciar (você pode colocar mais deles se utilizar ícones pequenos).
64 - Se você não gosta do visual do novo menu Iniciar, pode retornar ao antigo visual dando um clique com o botão direito na barra de tarefas, seleccionando Propriedades, Menu Iniciar e então marcar o botão Menu Iniciar clássico.
65 - Você pode ordenar o que aparece no menu Iniciar tradicional clicando no botão Personalizar que aparece quando você deixa marcar o botão Iniciar.
66 - O novo menu Iniciar é bem bonito, mas ele pode ser um pouco lento para abrir - principalmente se possui uma máquina relativamente antiga. Para acelerá-lo dê um clique com o botão direito na área de trabalho e seleccione Propriedades, Aparência, Efeitos e desmarque a caixa Mostrar sombras sob os menus.
67 - O número de entradas na janela da lista de Adicionar e remover programas não mostra todos os arquivos que você pode remover. Para aumentar essa lista, edite o arquivo Sysoc.inf no diretório Windows\inf. Efectue uma busca geral e localize cada entrada oculta ,hide e substitua por , (comma). Se agora executar o Assistente de componentes do Windows encontrará muitos componentes extras.
68 - Se você realmente não deseja aceder o Windows Messenger, você pode utilizar a dica anterior para revelar o programa na lista de Adicionar e remover programas, seleccione-o e clique em Remover.
69 - Existe um pequeno atraso entre clicar no menu Iniciar e o seu surgimento. Para controlar esse atraso, execute o Regedit e vá até a chave HKEY_CURRENT_USER \Control Panel\Desktop\MenuShowDelay. Reduza o valor de 400 para 200 ou menos.
70 - O ClearType é definido como uma base por usuário, e portanto não é utilizado na tela de apresentação . Para habilitá-lo, utilize o Regedit para alterar o valor em HKEY_USERS\.Default \Control Panel\Desktop \FontSmoothingType para 2. 71 - Não existe uma opção para a função de hibernar na tela de desligar. Segure a tecla Shift na tela de desligar para revelar a opção.
72 - Você encontrará dois botões controlando os efeitos do XP sob a janela Aparência das Propriedades do Monitor. Desactive esses efeitos para aumentar a velocidade do Windows.
73 - Para uma performance optimizada abra a tela de Propriedades do sistema, clique na janela Avançado, e clique no botão Configurações sob Performance. Seleccione o botão Ajustar para melhor performance para o modo turbo.
74 - Se deseja efectuar log on automaticamente no Windows XP, ultrapassando a tela do Windows, digite control userpasswords2 na caixa de Executar e desmarque a caixa Usuários precisam entrar com um nome e senha de usuário para usar esta computador.
75 - Tendo problemas na hora de executar programas antigos? O XP possui um modo de compatibilidade para aplicativos. D6e um clique com o botão direito no programa em questão e seleccione Propriedades, Compatibilidade.
76 - Se a conta que está utilizando possui privilégios de Administrador, mas você precisa deles para instalar software, você pode fazê-lo sem a necessidade de efectuar log out. Simplesmente segure a tecla Shift ao dar um clique com o botão direito no arquivo de setup do programa, seleccione Executar como e digite o nome de usuário e senha do Administrador.
77 - Cansado de ser avisado que instalou novo software? Dê um clique com o botão direito na barra de tarefas, seleccione Propriedades, Menu Iniciar, Personalizar, Avançado e desmarque a opção Marcar programas recentemente instalados.
78 - O Explorer abre no Meus documentos como padrão. Para começar no nível acima, dê um clique com o botão direito no Explorer, seleccione Propriedades e após a entrada Alvo, digite /n, /e, /select, C:\.
79 - Você pode converter qualquer pasta para visualizar imagens como na pasta Minhas imagens. Dê um clique com o botão direito em sua pasta, clique em Propriedades, seleccione a janela Personalizar e escolha um modelo adequado.
80 - O Explore daqui é um óptimo recurso de exploração sensível ao contexto. Vá para a chave HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\Shell no Regedit e crie uma nova chave chamada Explore daqui. Dentro dela crie outra chamada command. Configure o valor Padrão para ler "exporer.exe /e,/root,%1".
81 - Pressionando as teclas Win + L fará retornar a tela de login de usuário, contanto que não esteja conectado ao domínio de rede. Se estiver essa mesma combinação travará seu computador.
82 - Se achar que a rápida troca de usuários pode ser uma ameaça à segurança, você poderá desactivá-la. Seleccione o ícone Contas de usuários na Painel de controle, clique e desmarque a caixa abaixo Mudar a maneira do log on ou log off dos usuários.
83 - Vale a pena notar que você não pode desactivar a mudança rápida de usuários se mais de uma conta de usuário estiver aberta em sua máquina - feche todas as outras primeiro.
84 - Para reverter a clássica tela de log on - que necessita de tanto o nome quanto a senha de usuário, utilize a opção no mesmo local da caixa Rápida mudança de usuários.
85 - A conta de visitante oferece acesso limitado à sua máquina, e ainda em uma forma ideal de deixar alguém utilizar seu PC. Tais usuários não possuem acesso a qualquer arquivo protegido com senha ou configurações, e não podem instalar softwares.
86 - Se criou apenas uma conta de usuário, a conta visitante estará desactivada. Você pode habilitar isso na tela Contas de usuários que lhe oferecerá privilégios de administrador.
87 - Se possui um bocado de senhas para rede ou sites, você pode utilizar a tela Nomes e senhas de usuários armazenadas para salvar essa informação. Seleccione sua conta de usuário sob Escolha uma conta para mudar, e então clique Gerenciar minhas senhas de rede.
88 - Se esquecer sua senha do Windows XP, você não será mais capaz de entrar nessa conta novamente - um caso potencialmente catastrófico, portanto crie um disco de recuperação de senha. Na tela senha de usuários, seleccione suas contas e pressione Evitar que a senha seja esquecida.
89 - Se possui uma conta protegida por senha que não utiliza frequentemente, existe uma grande sorte de você esquecê-la. Utilize a caixa dica de senha na secção Mudar senha da tela de Contas de usuários.
90 - Se sua conta de usuário é protegida por senha, você deve habilitar a senha de segurança do protector de tela. Dê um clique com o botão direito na área de trabalho, seleccione Propriedades, clique na janela Protector de tela e marque a opção Ao retomar, proteger senha. A senha é a mesma que você utiliza para o login.
91 - Mesmo que possa utilizar o Media Player para reproduzir DVDs, você ainda precisa de um hardware ou software decodificador para utilizá-lo.
92 - Antes de começar a assistir um DVD, não esqueça de desactivar seu protector de tela. Para isso, clique em Ferramentas, Opções e desmarque a opção Permitir protector de tela durante a reprodução. 93 - Se descobrir que seus antigos arquivos AVI estão sob uma estranha interferência, você deve executar o Windows Movie Maker, seleccione Exibir, Opções e desmarque a caixa Criar clipes automaticamente. Importe o filme e então salve-o para limpar a interferência.
94 - Se estiver gravando um CD para seu disco rígido, você pode definir como o nome das faixas serão salvos. Seleccione Ferramentas, Opções, Copiar musica, Avançado e coloque as propriedades de nome de arquivo.
95 - Mesmo que o Windows XP comporte a gravação de CDs em formato MP3, você precisará de um codec de terceiros para isso. Se não conseguir esse plugin, ainda poderá utilizar o decodificador para WMA.
96 - Você pode fazer com que o Windows XP consiga capas próprias para cada um de seus álbuns de MP3. Simplesmente efectue o download ou utilize o scanner na capa para sua máquina, coloque-a na pasta correspondente e nomeie-a .jpg.
97 - O Windows Media Player 8 comporta seis níveis de compressão diferentes para decodificação em formato WMA. No modo padrão são 64 Kbps, mas você pode força-lo a até 192 Kbps clicando em Ferramentas, Opções, Copiar musica e mover a barra Copiar configurações para a direita.
98 - Como a interface para o Windows Media Player 8 pode ser um pouco complicada, a maneira mais fácil de adicionar arquivos é simplesmente clicando e arrastando do Explorer para a janela Playlist.
99 - Se estiver tendo problemas na reprodução de vídeos, marque Configurações de aceleração de vídeo seleccionando Ferramentas, Opções, Performance e clique no botão Avançado.
100 - Tendo problemas utilizando o Windows Media Player para criar um CD de musica? Isso pode ser porque o Windows XP vem com um layer especializado em ASPI - tente utilizar seu software de gravação normal no lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário