mputador de bolso: Muitas pessoas propuseram isso. Até quando vamos ter que esperar para ter um computador que caiba em nosso bolso? Na verdade, a Intel apresentou um protótipo para esta idéia em 2003 durante o IDF Spring, chamado “O Protótipo do Servidor Pessoal”.
Era apenas uma caixa onde o acesso era feito através de tecnologia sem fio. Eles também mostraram um relógio que poderia se comunicar com este computador de bolso (mais ou menos como o Michael Knight e o K.I.T.T. do seriado “Super Máquina”). A idéia original incluía a capacidade do computador de bolso se comunicar com outros equipamentos eletrônicos, tais como caixas eletrônicos e máquinas de vendas de produtos
Videoprojetores embutidos, onde você pode projetar imagens na parede: Eu sou muito cético em relação a esta tecnologia. Eu vi alguns projetores pequenos (do tamanho de um maço de cigarros) durante a CES 2009, mas a qualidade da imagem não era lá essas coisas.
Heat-pipes para refrigerar notebooks: Na verdade a maioria dos notebooks utiliza coolers baseados em heatpipes para refrigerar o processador, mas é claro que ainda há como melhorar isso. Durante um IDF em 2005 a Intel disse que um sistema do tipo “pumped loop” poderia ajudar a refrigerar os notebooks no futuro. Onde foi parar esta idéia?
Unidades SSD: Em um dos meus artigos eu escrevi “Eu acredito veementemente que as unidades SSD se tornarão padrão assim que o preço cair (que é um recurso que até mesmo o usuário comum precisa, apesar de não saber disso)”, mas algumas pessoas não entenderam este comentário. As unidades SSD são “discos” de estado sólido, o que significa que eles não utilizam partes mecânicas; eles utilizam memórias flash para armazenar os dados.
Por essa razão, eles são mais rápidos e imunes a choques físicos, além de consumirem menos energia. Em resumo, as unidades SSDs são melhores do que os discos rígidos convencionais, apesar de atualmente serem muito mais caros.
Assim como as câmeras digitais e os videocassetes, muitos notebooks têm mais recursos do que a maioria das pessoas precisa. Eu concordo piamente com isso. Eu compartilho a opinião de que “quanto menos recursos e mais facilidade de uso, melhor”.
Mas os usuários entusiastas sempre vão querer mais e mais. Eu acredito que há mercado para os dois conceitos: notebooks baratos com recursos básicos para minha avó e notebooks repletos de recursos para meu primo nerd.
E finalmente, um usuário postou “Eu achei excelente a idéia do projeto WePC em dar oportunidade aos usuários expor suas idéias, mas o teste real vai ser se eles realmente levarão em consideração essas idéias. Para mim muitas das idéias são utópicas, algumas não são funcionais e outras são maluquices”.
Bem, no mercado automobilístico os fabricantes também apresentam protótipos malucos (os carros-conceito) que eles não sabem se chegarão ao mercado, mas algumas idéias funcionais podem ser inspiradas por essas “idéias malucas”. Eu acredito que isto também pode ser verdade com o Wepc.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário