Uploaded with ImageShack.us

On Line

quinta-feira, 26 de março de 2009

Homem com prótese de um dedo, também com função de pen drive

O programador finlandês Jerry Jalava, 29, virou notícia em todo o mundo após divulgar o uso de uma prótese que, além de simular um pedaço do dedo, tem um pen drive de 2 GB acoplado. Nesta semana, a agência de notícias Reuters divulgou diversas fotos dele, tiradas na cidade de Riihimaki, que ilustram essa página. A ideia do pen drive foi dada pelo médico responsável pelo implante, que cuidou de Jalava após o acidente de moto, em maio de 2008, quando ele perdeu parte do dedo.

A história tornou-se pública quando Henri Bergius, um conhecido de Jalava,divulgou foto da prótese em seu blog -- o objetivo era mostrar que um conceito de integração entre homem e máquina, divilgado pelo log Yanko Design, já havia sido colocado em prática. Depois disso, Jalava apareceu em publicações como “Times Online”, “ABC News”, “NBC”, “BBC”, “Daily Telegraph”, “The Sun”, “Pravda”, “The Times of India” e “Herald Sun”, além de diversos veículos de tecnologia.



o finlandês formado em engenharia da computação explica que a prótese é removível e tem um cartão de memória com conexão USB dentro dela. Ele perdeu uma ponta do dedo quando dirigia uma moto na estrada e se chocou com um animal – ele deslizou no chão por quase 60 metros, segundo a agência Efe, e sua mão esquerda ficou sob a moto.

"Quando a moto parou, levantei. Tirei capacete e luvas. Comecei a falar palavrões e, quando tentei tirar um cigarro do bolso, percebi que estava sem uma parte do dedo", afirmou. Jerry foi levado a um hospital de Helsinque, onde passou por cirurgia na mão.

No entanto, os médicos não conseguiram salvar seu dedo anular esquerdo. Foi aí que veio a sugestão para ele adotar a prótese high-tech, aceita imediatamente pelo finlandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário